Sábado – Pense por si

Sérgio Sousa Pinto pediu para sair de lista de candidatos do PS

Fonte da direção do PS adiantou à Lusa que, depois de ter aceitado voltar a ser candidato, o deputado informou esta manhã Pedro Nuno Santos que não queria integrar as listas devido ao seu lugar e aos três nomes que o antecedem.

O deputado socialista Sérgio Sousa Pinto, em quarto lugar na lista por Lisboa aprovada em Comissão Política Nacional, comunicou esta quinta-feira de manhã ao secretário-geral do PS que recusa ser candidato, confirmou à Lusa fonte da direção do PS.

A notícia foi inicialmente avançada pelo Observador esta manhã, horas depois da reunião do órgão do partido que aprovou a versão final de todas as listas às legislativas, tendo a agência Lusa tentado contactar Sérgio Sousa Pinto, mas sem sucesso.

Fonte da direção do PS adiantou à Lusa que, depois de ter aceitado voltar a ser candidato, o deputado informou esta manhã Pedro Nuno Santos que não queria integrar as listas devido ao seu lugar e aos três nomes que o antecedem.

Na lista aprovada em Comissão Política Nacional, à frente de Sérgio Sousa Pinto estão a cabeça de lista e ex-ministra, Mariana Vieira da Silva, o ex-secretário de Estado Miguel Cabrita e a antiga vice-presidente do parlamento Edite Estrela.

Na segunda-feira, a FAUL do PS já tinha aprovado a lista e Sérgio Sousa Pinto estava em quinto lugar, tendo subido uma posição na versão final graças à saída de Pedro Delgado Alves, inicialmente número dois por Lisboa, para encabeçar a lista por Coimbra.

O Observador refere na sua notícia que decisão de Sérgio Sousa Pinto para sair agora das listas era por não se sentir confortável com a equipa.

A Comissão Política Nacional do PS aprovou na noite de quarta-feira todos os candidatos deputados às legislativas antecipadas, com mudanças em 12 dos 22 cabeças de lista em comparação com as últimas eleições.

João Cortesão/Sábado

Segundo informação na página do partido, estas listas já foram aprovadas, mantendo-se uma dezena de cabeças de lista das eleições do ano passado e um total de sete mulheres no topo das listas.

Conforme noticiado pela agência Lusa, o PS vai apresentar o deputado Pedro Delgado Alves como cabeça de lista por Coimbra e o vice-presidente do parlamento Marcos Perestrello por Santarém, voltando o líder socialista, Pedro Nuno Santos, a ser número um por Aveiro e Mariana Vieira da Silva por Lisboa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro