Sábado – Pense por si

Pedro Nuno Santos acusa Montenegro ter fugido sistematicamente ao escrutínio

Lusa 01 de abril de 2025 às 12:44
As mais lidas

Segundo o secretário-geral do Partido Socialista , não haverá "uma democracia saudável se os políticos acharem que podem fugir ao escrutínio".

O líder do PS acusou hoje o primeiro-ministro de ter fugido sistematicamente ao escrutínio da comunicação social, considerando que não existirá uma democracia saudável se os políticos não o fizerem porque essa é uma das suas obrigações.

ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Pedro Nuno Santos abriu esta manhã a sessão temática sobre "Democracia, Transparência e Direitos Fundamentais", no âmbito do Manifesto Legislativas 2025, considerando que há "elementos que retiram confiança das pessoas nos políticos".

"Aquilo que nós assistimos nos últimos meses foi uma forma de um governo, de um primeiro-ministro se relacionar com um país que já não é aceitável nos dias de hoje. Não tem a ver só com os casos das últimas semanas", criticou o secretário-geral socialista, considerando que Luís Montenegro fugiu "sistematicamente do escrutínio da comunicação social".

Segundo o líder do PS, não haverá "uma democracia saudável se os políticos acharem que podem fugir ao escrutínio".

"Uma das nossas obrigações é estarmos sempre disponíveis para ser escrutinados e para dar todos os esclarecimentos, sempre que há dúvidas, sobre a conduta de qualquer titular de cargo político", defendeu.

Na opinião de Pedro Nuno Santos, quando se iniciou a atual crise política "este afastamento e ausência de respostas" do primeiro-ministro aumentou.

"Um político não pode fugir nem evitar o escrutínio. Eu próprio já fui escrutinado", defendeu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.