NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Empresa terá que instalar painéis acústicos e barreiras de segurança. "Grande sentimento de insegurança" foi frisado pelo Tribunal.
O Tribunal Central Administrativo Norte (TCA-N) deu meio ano à empresaInfraestruturas de Portugalpara proteger com painéis acústicos e barreiras de segurança uma habitação junto a um nó da A29, em Canelas, Vila Nova de Gaia.
O piso interior da habitação encontra-se 2,43 metros abaixo da cota do ramal de saída da autoestrada.
O acórdão do TCA-N, proferido em maio e hoje facultado à agência Lusa, confirma no essencial uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto, ampliando apenas o prazo para feitura dos trabalhos de um mês para meio ano.
A penalização por atrasos nos trabalhos, face ao prazo-limite, é mantida em 250 euros diários.
A Infraestruturas de Portugal pretendia que o TCA-N revogasse a decisão do TAF/Porto, alegando que apenas lhe cabia "verificar o cumprimento das obrigações da concessionária e não da obra", pelo que a eventual colocação de barreiras acústicas e barreiras de segurança reforçadas é uma obrigação que "impende unicamente" sobre essa empresa.
Invocava ainda que, "da análise técnica realizada, apenas no ano de 2023 se esperava existir tráfego suficiente que justificasse a colocação de barreiras acústicas".
O argumentário não convenceu o TCA-N, para o qual a Infraestruturas de Portugal "tinha ao seu dispor todas as condições para vincular a concessionária no cumprimento da obrigação de fazer o que se impunha como necessário, em torno da salvaguarda da propriedade dos autores".
Tal obrigação impunha-se nomeadamente quanto à salvaguarda dos "direitos de natureza não patrimonial" dos locatários da habitação, do seu "direito a viver num ambiente sadio e salubre, sem se terem e manterem em permanente inquietação, dado o grande sentimento de insegurança, pois que vivem a uma cota de 2,43 metros abaixo da cota do piso da A29".
Justiça obriga Infraestruturas de Portugal a proteger casal que vive perto de A29
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.