A quinta edição da Universidade de Verão do PSD/Açores e da JSD/Açores iniciou-se esta manhã com a presença da líder dos jovens sociais-democratas, mas sem o presidente do partido, que chegou a integrar o programa.
A presidente da Juventude Social-Democrata (JSD), Margarida Balseiro Lopes, acusou o PS de "muitas das vezes" olhar para os cidadãos como "trunfos eleitorais e não destinatários" da acção política.
O PSD, advogou a dirigente numa sessão nos Açores, na ilha de Santa Maria, esta quinta-feria, é o partido que tem uma "melhor visão da sociedade, do mundo, do país, da região", e, falando perante dezenas de jovens, asseverou que o cartão de militante não significa a entrega "do cérebro nem do sentido crítico".
"É por isso que choca tanto que muitas das vezes o PS olhe para as pessoas como ganhos ou trunfos eleitorais e não destinatários da acção política", sustentou Margarida Balseiro Lopes.
Para a líder dos jovens sociais-democratas, o PS nos Açores, com a sua governação, oferece a quem começa a carreira laboral "estágios e estágios, vendendo ilusões" e sem proporcionar "ferramentas" para que cada jovem "se possa afirmar a longo prazo" com os seus "projectos de vida".
Depois, e traçando um comparativo com o executivo da Madeira, do PSD, Balseiro Lopes sublinhou que no campo da Educação o executivo madeirense quis, "independentemente da vontade do Governo da República", resolver a questão do tempo de carreira dos professores.
"Aqui [nos Açores], o Governo do PS está à espera da autorização ou da vontade do Governo da República", também socialista, frisou a presidente da JSD.
A quinta edição da Universidade de Verão do PSD/Açores e da JSD/Açores iniciou-se esta manhã com a presença da líder dos jovens sociais-democratas, mas sem o presidente do partido, que chegou a integrar o programa.
Ao longo de quatro dias, estão reunidos na ilha de Santa Maria cerca de 30 jovens açorianos, em jornadas que vão "abordar as grandes questões dos Açores e do mundo, como inovação e tecnologia, turismo, União Europeia, poder local, participação na política, agricultura, coesão e comunicação".
Deputados locais, nacionais e ao Parlamento Europeu, autarcas e outras figuras da sociedade civil, casos de Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social Europeu, Ana Andrade, professora da Universidade Católica Portuguesa, ou Carlos Santos, presidente do Observatório do Turismo dos Açores, integram também os trabalhos a decorrer na Vila do Porto.
Entre a primeira edição da Universidade de Verão, em 2014, e contando com a edição deste ano, passaram pelo evento de formação política e cívica cerca de 160 jovens de todas as ilhas dos Açores.
JSD acusa PS PS de ver pessoas como "trunfos eleitorais"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.