Sábado – Pense por si

Ministro garante segurança da rede de comunicações dos Negócios Estrangeiros

Relatório preliminar do Centro Nacional de Cibersegurança detectou secções dos canais de cifra "em estado de vulnerabilidade".

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, garantiu esta quinta-feira a segurança da rede de comunicações do ministério, admitindo que Portugal, como outros países, está sujeito a várias ameaças, nomeadamente de ciberataques. Ameaças essas, disse, conduzidas por "elementos que podem ser não estatais ou de origem estatal" e que "por vezes resultam em incidentes que têm sido resolvidos".

Augusto Santos Silva
Augusto Santos Silva

Santos Silva reagia a uma notícia publicada pela Visão, segundo a qual piratas informáticos de várias proveniências, incluindo russos, terão conseguido entrar nas redes do Ministério dos Negócios Estrangeiros. "Garanto a segurança da rede de comunicações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em particular da nossa rede de segurança adicional, que é a chamada cifra" - usada para comunicações de carácter confidencial -, declarou o governante, escusando pronunciar-se sobre casos concretos que envolvam a segurança do Estado.

De acordo com a revista, um relatório preliminar do Centro Nacional de Cibersegurança detectou secções dos canais de cifra "em estado de vulnerabilidade".

Questionado pela Lusa, o ministro afirmou apenas: "A questão da segurança das nossas redes é prioritária, a avaliação da rede do MNE é permanente e as acções no sentido de a reforçar perante as diferentes formas de ameaças de que vamos tomando nota são também permanentes".

Sem comentar situações específicas, Santos Silva frisou que o ministério vai "tomando medidas para resolver os incidentes positivamente e robustecer permanentemente a segurança da rede de comunicações".

O domínio da cibersegurança, indicou, é um dos mais importantes ao nível da segurança internacional, das alianças e organizações a que Portugal pertence, bem como da segurança nacional.

A Visão escreve que os ciberespiões poderão ter obtido informação sobre a estrutura das redes das embaixadas e palavras-passe dos administradores de sistemas.

"O alerta foi dado pela primeira vez em Julho 2017, quando o Palácio das Necessidades registou uma falha suspeita nas comunicações", lê-se no artigo.

Segundo a Visão, os dados recolhidos apontam para uma intrusão da "associação" de hakers "Fancy Bear", mas "há quem garanta que há mais grupos que já conseguiram infiltrar-se nos sistemas cifrados e não cifrados" do ministério, a ponto de "conseguirem interceptar informação classificada, que permite conhecer a estrutura da rede nos vários consulados e embaixadas, bem como credenciais de acesso usadas por administradores das redes diplomáticas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.