Ministro das Infraestruturas é arguido no processo Influencer e garantiu na sexta-feira que não se demitia.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, apresentou a demissão, uma semana depois de ter sido constituído arguido na Operação Influencer. Na sexta-feira, no Parlamento o governantegarantia que não se demitia do cargo. Entretanto,Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a sua demissãoe do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.
Tiago Sousa Dias/Cofina Media
Num comunicado, João Galamba anuncia que apresentou esta segunda-feira "o pedido de demissão do cargo de Ministro das Infraestruturas ao Senhor primeiro-ministro". "Apresentei este pedido de demissão após profunda reflexão pessoal e familiar, e por considerar que na minha qualidade de pai e de marido esta decisão é a única possível para assegurar à minha família a tranquilidade e discrição a que inequivocamente têm direito", acrescenta.
O ministro demissionário acrescenta ainda que este pedido não é "uma assunção de responsabilidades" no caso judicial e garante que "não estavam esgotadas as condições políticas de que dispunha para o exercício das minhas funções".
João Galamba é um dos nove arguidos do processo que investiga as concessões de exploração de lítio de Montalegre e de Boticas, ambos no distrito de Vila Real; um projeto de produção de energia a partir de hidrogénio em Sines; e o projeto de construção de um centro de dados na Zona Industrial e Logística de Sines pela sociedade Start Campus.
Esta segunda-feira foram tambémanunciadas as medidas de coaçãoaplicadas aos cinco arguidos que estavam detidos. Todos ficaram em liberdade, com Diogo Lacerda Machado e Vitor Escária impedidos de sair do País. O tribunal de instrução deixou ainda cair as suspeitas de corrupção e prevaricação, mantendo a de tráfico de influências.
Para amanhã estava marcada uma reunião entre António Costa,também ele demissionário devido a este caso, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, onde estava previsto ser discutida precisamente a manutenção de João Galamba no Governo. As eleições legislativas estão marcadas para 10 de março.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Em 2022, um artigo científico comparou 441 estimativas de 42 diferentes estudos. A sua conclusão foi de que não podem rejeitar a hipótese de uma descida de IRC não ter impacto no crescimento. Isto quer dizer que, mesmo depois de 441 estimativas, não podemos ter a certeza que exista.
Há uma data que, anualmente, marca discretamente o princípio do fim. O Earth Overshoot Day marcou o ponto de ruptura, expondo o descompasso entre o que exigimos da Terra e o que esta consegue repor.
José olhava para o álbum com expressão nostálgica. "A Patrícia perguntou-me no outro dia se não me arrependo de ter estragado a família. E eu não soube o que responder."