Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. Rui Moreira votou projeto que salva parte do seu jardim arrendado

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 09 de junho de 2023 às 09:00
As mais lidas

Presidente da Câmara do Porto votou projeto da Via Nun'Álvares e diz que o que fez não o favorece, mas pode arriscar perda de mandato. Não perca toda a história esta noite na CMTV, a seguir ao Grande Jornal.

A 11 de abril, a Câmara Câmara Municipal do Porto aprovou por unanimidade a delimitação das três unidades de execução que constituem a Unidade Operativa de Planeamento de Gestão [UOPG1] da futura Via Nun’Álvares e a sua passagem à discussão pública. Nesse momento, o presidente da autarquia, Rui Moreira, não escondeu a satisfação: "Está, então, aprovado por unanimidade o que também me agrada especialmente porque este é um projeto tão antigo que precisa mesmo de andar para a frente." É mesmo um projeto antigo, é até referido em documentos com mais de 100 anos, mas nunca avançou.

A carregar o vídeo ...

Esta vai ser uma avenida com cerca de 1,5 quilómetros para ligar a Praça do Império, na zona da Foz, à Avenida da Boavista. Estão previstas no atual projeto duas praças, a norte e a meio da via, dois parques urbanos e construção na envolvente, numa área total de 26 hectares. O que nunca se disse, nem durante nem após a reunião, é que o presidente da Câmara do Porto tem um interesse especial e direto neste projeto, ou como disse àSÁBADO, em conversa telefónica, "um desinteresse especial", já que a via Nun’Álvares desemboca na Avenida da Boavista, mesmo ao lado da moradia de Rui Moreira.

Não perca toda a história esta noite no Investigação SÁBADO, na CMTV, a seguir ao Grande Jornal.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.