Sábado – Pense por si

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch
A AIMA cancelou a autorização de residência a 72 pessoas
Cláudia Rosenbusch

AIMA manda português abandonar território nacional

Despacho da Agência para a Integração Migrações e Asilo notifica 72 imigrantes para abandonarem território nacional e expõe dados pessoais de todos, incluindo moradas. Advogada destaca violação da proteção de dados e diz que um dos seus clientes até já obteve a nacionalidade portuguesa.

Cláudia Rosenbusch

Donos da Comporta ganham ação em tribunal

Providência cautelar ordena ao condomínio Casas da Encosta que remova cancelas que impediam Grupos Vanguard e Amorim de aceder ao caminho mais curto até à praia do Pêgo.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Professores empurrados para a baixa médica

Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Vivemos durante uma semana na Rua do Benformoso

A zona é frequentada e habitada por imigrantes do Bangladesh, que ocupam 90% do comércio local. Durante esta semana, testemunhámos tráfico de droga debaixo da nossa janela, consolámos a vizinha idosa que perdeu a reforma num assalto violento na rua. De madrugada, assistimos a revistas da polícia a suspeitos e pela manhã presenciámos os esforços da câmara de Lisboa para retirar os sem-abrigo do Martim Moniz.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. A revolta dos moradores do Parque das Nações

Habitantes do bairro social Quinta das Laranjeiras acusam a câmara de Lisboa de receber milhares de euros pelo aluguer do telhado do prédio a empresas de telecomunicações para instalarem antenas. Enquanto isso, as casas enfrentam sérios problemas de humidade e os elevadores estão muitas vezes avariados.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Enganados com as obras

A história de Conceição  e Fernando Veríssimo podia ser a de muitos casais. Venderam o apartamento em que viveram com as quatro filhas para construírem uma pequena moradia onde pudessem gozar os anos da reforma, mas perderam o dinheiro e não têm casa.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. “Queremos viver, não morrer fechados em casa”

Há dois meses a SÁBADO denunciou a saga dos elevadores avariados nos bairros sociais de Lisboa. Cansados de viver em “prisão domiciliária”, moradores admitem depositar as rendas numa conta caucionada para forçar a autarquia a fazer as obras. Empresa municipal Gebalis tem 140 milhões para obras de conservação dos edifícios, mas Júlia anda há 30 anos a suplicar por obras e tem a casa a cair aos bocados.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. As mulheres que denunciam Boaventura de Sousa Santos

São mais de uma dezena e “chegaram-se à frente” quando o sociólogo e fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra negou os primeiros relatos de abusos publicados no ano passado em livro. A SÁBADO ouviu os relatos de assédio moral, assédio e abuso sexual que garantem ter vivido no CES.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. O médico suspeito de desviar dinheiro

Ministério Público investiga presidente da ONG Together International Portugal por alegadamente desviar fundos públicos e até utilizar faturas em branco com carimbo “pago” para justificar despesas sem justificação. Ricardo Bordón diz que “só uma alma maldosa pode ver alguma maldade nisto”.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO: A saga dos elevadores

Nos bairros sociais de Lisboa há moradores “presos” em casa por causa das avarias. A vereadora Filipa Roseta garante que a autarquia mais do que duplicou o investimento.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. 10 anos depois, Lesados do BES sentem a mesma raiva

António investiu as poupanças no BES e ainda teve de pagar ao Novo Banco milhares de euros para não perder um apartamento. Jorge Novo rasgou o acordo proposto aos lesados, não recebeu um cêntimo e só vai dar paz aos políticos quando lhe resolverem o problema.

Ver mais
A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.