Sábado – Pense por si

Bolseiros ficam sem apoio

Ana Leal
Ana Leal 09 de setembro de 2022 às 20:00

O programa Filhos da Terra prometia pagamento de propinas, estadia no Porto e tutoria durante o ano letivo. Agora, sem explicação, vários bons alunos ficaram sem financiamento.

É um dia difícil para Giulia, que teve que deixar a residência da Santa Casa da Misericórdia do Porto, onde viveu durante o último ano. A soluçar e sem conseguir suster as lágrimas, arrumou a pouca roupa que ainda tinha no quarto e os livros que a acompanharam no primeiro ano da licenciatura de Línguas Aplicadas da Faculdade de Letras do Porto. Giulia foi uma das estudantes que foi contemplada com uma bolsa de mérito, mas que de um dia para o outro ficou sem nada. “Não sei o que irei fazer, muito provavelmente terei que arranjar emprego para conseguir suportar os encargos da faculdade, propinas, estadia e transportes”, conta à SÁBADO Giulia Ilha, a estudante brasileira de 19 anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.