O programa ANDA Conhecer Portugal, criado durante o Governo de António Costa, é uma parceria entre a CP e a Movijovem, permite que os jovens viajem de comboio pelo país durante sete dias.
Em 2023, o Governo de António Costa criava o programa ANDA Conhecer Portugal, que permitia que os jovens que tivessem terminado o ensino secundário pudessem usufruir, de forma gratuita, de uma estadia de seis noites e sete dias em Pousadas da Juventude por todo o país, bem como deslocarem-se de comboio, pela Comboios de Portugal - CP, durante essa viagem.
transportes comboios ferrovia
No entanto, a medida teve pouca adesão: segundo apurou o Público, até 31 de maio de 2024, apenas 64 jovens aderiram. Desta forma, o programa decidiu estender a medida para jovens até 30 anos residentes em Portugal, além daqueles que tenham terminado o secundário em 2025. Quem reside nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira terá de se deslocar ao continente para participar.
A Movy, responsável por gerir o Cartão Jovem e as Pousadas da Juventude, em parceria com a CP, afirma que a expansão dos vouchers a candidatos até 30 anos visa "abrir ainda mais portas à mobilidade jovem […] de forma acessível e inclusiva para a juventude portuguesa”, conforme se lê no comunicado. “A expectativa é que este passo represente um crescimento significativo no número de participantes e no impacto positivo do programa”, considerou Bruno Martins, presidente da Movy.
Os candidatos (jovens e associações) devem agora pedir o voucher até 31 de dezembro deste ano e este poderá ser utilizado até 4 de julho de 2026. Para tal, devem aceder ao website do Programa e autenticar-se através da Chave Móvel Digital. O voucher será enviado para o e-mail preenchido nos dados pessoais pedidos.
Depois, os jovens podem reservar de imediato as 30 pousadas disponíveis no ANDA - há 36 em Portugal, mas as de Serra da Estrela, Braga, Viseu, Arrifana, Setúbal e Melgaço estão fora desta lista. Só dois dias depois é que os candidatos poderão reservar as viagens de comboio.
Intrarail passa a ser grátis para jovens até aos 30 anos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»