Sábado – Pense por si

Inspeção da Saúde abriu 11 processos por suspeitas de vacinação indevida

Um processo é de inspeção transversal a todo o sistema de saúde. Três processos de fiscalização foram aplicados nos setores privado e social, seis processos de inquérito no SNS e um de esclarecimento recai também sobre o SNS.

A Inspeção Geral da Saúde (IGAS) anunciou que tem neste momento 11 processos a decorrer no âmbito da ação de fiscalização à vacinação indevida contra a covid-19. A inpeção foi lançada a 29 de janeiro, depois de várias notícias de pessoas vacinadas sem terem os critérios para a fase 1 da vacinação.

Vacinação China covid-19
Vacinação China covid-19 Reuters

Em comunicado, a IGAS refere que neste momento tem em curso "1 processo de inspeção transversal a todo o sistema de saúde, 3 processos de fiscalização nos setores privado e social, 6 processos de inquérito no SNS e 1 processo de esclarecimento também no SNS".

Os processos no setor privado, aplicados "a um hospital gerido por uma SCM e a 2 grupos empresariais privados que, em conjunto egrem 25 entidades hospitalares",são de fiscalização uma vez que a IGAs não tem competência legal para aplicar sanções de natureza disciplinar aos trabalhadores e dirigentes das entidades privadas. No entanto, "os relatórios destes processos de fiscalização serão remetidos ao Ministério Público, se existirem indícios de responsabilidade criminal, à Entidade Reguladora da Saúde e ao Ministério da Saúde", refere a entidade fiscalizadora.

No setor público, foram instaurados "5 processos de natureza disciplinar, sob forma de processo de inquérito a 1 ARS, a 1 hospital do setor público empresarial, a 1 centro hospitalar e a 1 unidade local de saúde". Em todos estes casos, foram detetados indícios de "adminsitração de vacinas a pessoas que não eram elegíveis para a fase 1 do plano de vacinação". Foram ainda instaurado um processo de inquérito a uma entidade do setor público administrativo e um processo de esclarecimento a uma entidade do setor público empresarial.

Esta inspeção à implementação do "Plano de Vacinação contra a COVID-19 em Portugal" está a averiguar o cumprimentos das regras quanto aos critérios de seleção das pessoas a vacinar dentro dos grupos prioritários, os procedimentos de gestão das doses excedentes e as medidas preventivas do desperdício. Foram "recolhidas evidências" em 84 entidades, declarações de 205 pessoas e a análise de 400 documentos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.