A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde anunciou já ter começado as inspeções em unidades de saúde e administrações regionais para verificar se o plano de vacinação da covid-19 está a ser cumprido.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde anunciou esta quinta-feira ter começado uma inspeção para verificar se a administração de vacinas contra a covid-19 se está a realizar segundo os critérios definidos no Plano de Vacinação.
Vacinação Portugal Covid-19Reuters
Em comunicado, o IGAS refere que a mesma ação de fiscalização "vai abranger, nesta fase, as cinco administrações regionais de saúde, I.P., os hospitais, os centros hospitalares e as unidades locais de saúde do Serviço Nacional de Saúde, bem como algumas entidades que integram os serviços centrais do Ministério da Saúde".
Assim, todas as semanas será redigido um relatório às entidades gestoras do processo de vacinação com a indicação das falhas e fragilidades identificadas e as recomendações para corrigir as mesmas.
Foram já dezenas os casos conhecidos de pessoas foram da lista de prioritários que aproveitaram a abundância ou as sobras de vacinas para serem administrados com a primeira dose, desde responsáveis de lares a funcionários do INEM não prioritários.
Na segunda-feira, Marta Temido já tinha apontado que seriam discutidos mecanismos para a avaliação de situações de desvio àquilo que são as regras de vacinação de acordo com os grupos prioritários.
"Esses mecanismos serão aqueles que nos permitirão garantir que estas situações são evitadas e, acontecendo, são objeto da necessária censura, caso se constate que correspondem a situações de vacinação indevida face à ordenação dos grupos prioritários", disse.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.