Sábado – Pense por si

Infarmed suspendeu lote de vacinas da Johnson depois de reação adversa

Autoridade Nacional do Medicamento está a investigar as vacinas. Foram registados casos de pessoas que desmaiaram no centro de vacinação de Mafra após toma da vacina, mas Infarmed garante que não foram detetadas reações adversas noutros centros de vacinação.

O Infarmed está a investigar as vacinas da Janssen, da Johnson & Johnson, disponibilizadas em Mafra na sequência de várias pessoas terem desmaiado depois da toma da vacina. As reações adversas aconteceram no Centro de Vacinação Covid-19 de Mafra e o lote das vacinas foi suspenso. 

Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento, "não foram reportados, até à presente data,  suspeitas de defeito de qualidade deste lote noutros centros de vacinação em que o mesmo está a ser utilizado". 

Em nota, o Infarmed adiantou que decidiu "dar início a um processo de investigação da qualidade das unidades remanescentes da vacina naquele local de vacinação, assim como, suspender este lote até as devidas averiguações estarem concluídas". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.