IGAI abre inquérito à atuação da GNR na captura de suspeitos de tráfico de droga

Lusa 16 de fevereiro de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 6 a 12 de maio
As mais lidas

O caso remonta a 2015 na A29, na zona de Aveiro, no qual se vê vários militares da GNR a cercar um carro com dois suspeitos e a usarem marretas para partir os vidros da viatura.

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para investigar a atuação de militares da GNR durante a captura de suspeitos de tráfico de droga na Auto Estrada 29, indicou hoje à Lusa a Guarda Nacional Republicana.

GNR usa marretas para partir carro de suspeitos de tráfico de droga
GNR usa marretas para partir carro de suspeitos de tráfico de droga

O porta voz da GNR, tenente-coronel Hélder Barros, disse que a corporação se preparava para abrir um inquérito interno, mas como a IGAI decidiu, entretanto, fazê-lo, o caso vai ser investigado pela Inspeção-Geral da Administração Interna para não existirem dois inquéritos.

Segundo o mesmo responsável, a GNR vai enviar para a IGAI todos os documentos sobre a atuação dos militares na captura de dois suspeitos de tráfico de droga.

O caso remonta a 2015 na A29, na zona de Aveiro, e o Correio da Manhã divulga hoje imagens em que se vê vários militares da GNR a cercar um carro com dois suspeitos e a usarem marretas para partir os vidros da viatura.

Segundo o jornal, os militares usam de força excessiva e atuam à margem da lei, recorrendo a localizadores em carros de suspeitos sem que os juízes tenham conhecimento e escondem provas dos processos judiciais.

Os dois homens que surgem no vídeo estão a ser defendidos por advogados e vão apresentar uma queixa-crime contra a GNR, considerando a defesa que os militares têm de ser suspensos, julgados e condenados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Investigação
Opinião Ver mais