Sábado – Pense por si

IGAI abre inquérito à atuação da GNR na captura de suspeitos de tráfico de droga

O caso remonta a 2015 na A29, na zona de Aveiro, no qual se vê vários militares da GNR a cercar um carro com dois suspeitos e a usarem marretas para partir os vidros da viatura.

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um inquérito para investigar a atuação de militares da GNR durante a captura de suspeitos de tráfico de droga na Auto Estrada 29, indicou hoje à Lusa a Guarda Nacional Republicana.

O porta voz da GNR, tenente-coronel Hélder Barros, disse que a corporação se preparava para abrir um inquérito interno, mas como a IGAI decidiu, entretanto, fazê-lo, o caso vai ser investigado pela Inspeção-Geral da Administração Interna para não existirem dois inquéritos.

Segundo o mesmo responsável, a GNR vai enviar para a IGAI todos os documentos sobre a atuação dos militares na captura de dois suspeitos de tráfico de droga.

O caso remonta a 2015 na A29, na zona de Aveiro, e o Correio da Manhã divulga hoje imagens em que se vê vários militares da GNR a cercar um carro com dois suspeitos e a usarem marretas para partir os vidros da viatura.

Segundo o jornal, os militares usam de força excessiva e atuam à margem da lei, recorrendo a localizadores em carros de suspeitos sem que os juízes tenham conhecimento e escondem provas dos processos judiciais.

Os dois homens que surgem no vídeo estão a ser defendidos por advogados e vão apresentar uma queixa-crime contra a GNR, considerando a defesa que os militares têm de ser suspensos, julgados e condenados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.