Sábado – Pense por si

Há mesmo um Serviço Nacional de Saúde?

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 30 de maio de 2019 às 10:30

O Parlamento debate, esta quinta-feira, o estado da Saúde. Médicos e enfermeiros concordam no diagnóstico: há uma acentuada degradação no sistema. Listas de espera intermináveis, falta de equipamento, casos de corrupção.

Os tempos de espera não param de aumentar no Serviço Nacional de Saúde (SNS), os casos de corrupção também. Há falta de equipamentos e de profissionais, que têm reivindicado melhores condições greve após greve, que têm quebrado recordes. Há falta de condições para os doentes, como as crianças da ala pediátrica do Hospital de São João que estão em contentores ou Vila Franca de Xira que internou doentes em refeitórios e casas de banho. No que toca ao SNS, cujo estado será debatido esta quinta-feira em Parlamento, há uma opinião unânime entre bastonários e deputados: existem grandes lacunas e há pessoas a morrer por isso. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.