Sábado – Pense por si

Guardas prisionais em greve até terça-feira

Segundo o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, a greve vai inviabilizar uma das duas visitas semanais dos familiares dos detidos.

Osguardas prisionaisiniciam uma greve com início às 16:00 desta sexta-feira até às 08:00 de 11 de junho, uma paralisação que vai prejudicar as visitas dos familiares.

Segundo o presidente doSindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional(SNCGP), Jorge Alves, a greve vai inviabilizar uma das duas visitas semanais dos familiares dosdetidos.

Agreve, adianta o sindicalista, é um protesto contra a falta de avaliação de desempenho, que "há cinco anos aguarda regulamentação", pela classificação de serviço de 2018 "que devia ter sido conhecida em abril", pela contagem do tempo de serviço congelado e ainda contra o novo horário de trabalho.

A remuneração dos guardas segundo a tabela aplicada aos agentes daPSPé outra das reivindicações do sindicato, a maior estrutura representativa do setor, com Jorge Alves a garantir que a secretária de Estado da Justiça Helena Mesquita tinha prometido que a questão estaria regulamentada no espaço de três meses.

Esta é a segunda greve dos guardas prisionais este ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.