Sábado – Pense por si

Greves. "Um aluno no 5º ano ainda não teve um ano normal de escola"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 20 de novembro de 2024 às 07:00

Em dez semanas de aulas foram convocadas oito greves a nível nacional. Especialista alerta para repercussões que estas interrupções podem ter no desenvolvimento dos alunos.

Desde o início das aulas, a 12 de setembro, já se contabilizam oito greves a nível nacional, entre sindicatos ligados aos professores e ligados ao pessoal não docente. Professores, assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos qualificados são essenciais para manter as escolas abertas e as aulas a funcionar, mas este ano muitos têm optado por aderir às greves. Há ainda cerca de 20 mil alunos sem professores a uma disciplina (dados de final de outubro). Especialista avisa que a falta de aulas pode prejudicar o desenvolvimento das crianças.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro