Sábado – Pense por si

Grávida com Covid-19 ligada à ECMO no hospital de S. João já teve o bebé

Esta é a terceira grávida tratada em ECMO no maior hospital do Norte do País.

A grávida de 35 anos infetada com Covid-19 e que foi transferida na semana passada do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Penafiel, para o Hospital de S. João, Porto, teve esta quarta-feira o bebé. A mulher, não vacinada e que estava em estado grave, ficou ligada à ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal).

A carregar o vídeo ...

A doente estava com 33 semanas de gestação. O transporte foi efetuado pela equipa de ECMO do São João e a mulher ficou internada no Serviço de Medicina Intensiva.

Está prevista uma conferência de imprensa, no Hospital de S. João, para as 11h30 desta quinta-feira, com declarações de Marina Moucho, diretora de Obstetrícia, Henrique Soares, diretor de Neonatologia, e Roberto Roncon, coordenador de Medicina Intensiva, sobre este caso. Esta é a terceira grávida tratada em ECMO no maior hospital do Norte do País. Um dos bebés não resistiu.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.