
Do tabaco aquecido aos vaporizadores. Conheça os perigos dos novos cigarros
Há mais crianças e adolescentes a adoecerem com pneumonias inflamatórias graves. O culpado? Tabaco aquecido, cigarros eletrónicos e vaporizadores.
Há mais crianças e adolescentes a adoecerem com pneumonias inflamatórias graves. O culpado? Tabaco aquecido, cigarros eletrónicos e vaporizadores.
Operação foi feita num hospital público em Madrid e o sucesso do procedimento é agora a esperança de muitos pacientes que aguardam por um dador.
Experiência foi feita com uma injeção que reanimou células de órgãos de porcos mortos. Um dia, descoberta pode ajudar vítimas de afogamento ou hemorragias.
Parece que sim, mas ainda podem vir a morrer milhares de pessoas sobretudo dos grupos de risco, diz o diretor de Infeciologia do Hospital de São João. Deixa um alerta: só quando não houver replicação do vírus em larga escala poderemos estar verdadeiramente seguros.
O bebé sofreu um "choque cardiogénico com arritmia na sequência da covid-19".
O menino de 13 meses que precisou de ser ligado a ECMO já está numa enfermaria e a comer normalmente. Se tudo correr bem poderá ter alta na próxima semana, disse à SÁBADO a diretora clínica do Centro Hospitalar e Universitário de São João.
"Foi possível retirá-lo de ECMO [Oxigenação por Membrana Extracorporal] ao fim de cinco dias e ontem [terça-feira] o bebé foi extubado. Neste momento o bebé está bem", disse a diretora clínica do São João.
Encontra-se estável, sem complicações e com evolução favorável, adianta fonte hospitalar. Mas não há previsões de quando possa deixar de precisar da máquina que "substitui" o seu coração.
Numa mensagem a todos os pais, a médica recomendou que "haja tranquilidade", enfatizando que "a existência de infeções com esta gravidade é muito rara em idade pediátrica e, sobretudo, em bebés tão pequenos".
Bebé de 13 meses ligado a máquina de Oxigenação por Membrana Extracorporal está a "evoluir favoravelmente".
"No caso concreto das crianças, é verdade que a infeção tende a ser mais benigna, mas os casos graves existem e não devem ser desvalorizados", atenta Filipe Froes.
A criança foi transferida do Centro Materno Infantil do Norte para o hospital de São João, estando internada na unidade de cuidados intensivos.
Esta é a terceira grávida tratada em ECMO no maior hospital do Norte do País.
A mulher encontra-se estável e o bebé está "bem", indica fonte hospitalar. Outras duas grávidas ligadas à ECMO no São João, devido à covid-19, foram salvas.
O diretor da Unidade Autónoma de Gestão de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar de São João diz que os piores meses ainda estão para vir e que a Covid traz dificuldades acrescidas, por causa da logística que implica num hospital. Mas está confiante de que não será nada como o ano passado.
"A média de idade dos doentes em medicina intensiva é de cerca de 50 anos, francamente mais baixa do que foi nas ondas anteriores".