NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Portugal ficará em estado de calamidade até ao dia 30 de maio. Dois concelhos, Arganil e Lamego, recuam para as regras de 19 de abril. Resende mantém-se nas regras de 5 de abril. Três municípios avançam no desconfinamento: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes.
Portugal vai continuar em situação de calamidade, devido à pandemia da covid-19, até 30 de maio. Após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que três concelhos avançaram no desconfinamento: Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes.
Quem também avança são as duas freguesias de Odemira que estavam em cerca sanitária: São Teotónio avança para as regras de 5 de abril, estando atualmente numa "situação de alerta", enquanto Longueira/Almograve avança para o nível do resto do país.
No sentido contrário estão três concelhos: Arganil e Lamego recuam para as regras de 19 de abril, enquanto Resende mantém-se na fase de 5 de abril.
Assim, Resende e a freguesia de São Teotónio terão regras particulares, sendo permitido o funcionamento de lojas até 200 m2 com porta para a rua, de feiras e mercados não alimentares, de esplanadas (com a limitação máxima de 4 pessoas por mesa) até às 22h30 nos dias de semana e até às 13h aos fins de semana, a prática de modalidades desportivas consideradas de baixo risco, a atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo, o funcionamento de ginásios sem aulas de grupo e o funcionamento de equipamentos sociais na área da deficiência.
Em relação à semana passada existem sete concelhos em alerta, cinco novos nesta lista, com outros 14 a deixarem de estar em alerta, tendo registado menos de 120 casos por 100 mil habitantes na última semana.
Os concelhos em alerta são Albufeira, Alvaiázere, Castelo de Paiva, Fafe, Golegã, Melgaço, Montalegre, Oliveira do Hospital, Torres Vedras, Vale de Cambra, Vila Nova de Poiares e Odemira.
Para a próxima semana, as únicas reaberturas nos concelhos com desconfinamento serão a de itinerantes de diversão, parques de infantis que não os públicos e parques aquáticos. A prática de atividades desportivas, que acontecia até às 21h aos fins de semana e 19h à semana, passa a ser até às 22h30, como o da restauração.
5 concelhos que passam a estar de situação de alerta, 14 saem desta situação.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.
Os resultados do “clube do coração” têm mais peso no quotidiano de milhões de portugueses do que as decisões políticas que, na realidade, moldam o seu futuro. Esta obsessão transforma-se em anestesia.