Governo Regional revelou que ,"ao longo da próxima semana", irá "continuar a avaliar os eventuais danos e algumas encostas sobranceiras a estradas regionais".
Três estradas regionais encontram-se encerradas e outras quatro estão com trânsito condicionado devidosismo sentido na Madeira na noite de sábado, informou o Governo Regional.
Ao princípio da noite de sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informava que pelas 20:58 (hora local) "foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5,1 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 40 quilómetros a sul do Funchal".
O aviso do IPMA adiantava ainda que o sismo, de acordo com a informação disponível na altura, não tinha causado danos pessoais ou materiais e tinha sido sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Funchal e Santa Cruz (ilha da Madeira) e com intensidade menor em diversos outros concelhos na ilha da Madeira.
Foi ainda sentido em Porto Santo com intensidade de III/IV, acrescentava o IPMA, apontando que tinham sido recebidos mais de 200 testemunhos do sismo ter sido sentido.
Em consequência do tremor de terra, a Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas (SREI), através da Direção Regional de Estradas (DRE), em nota de imprensa hoje divulgada, informa que se encontram encerradas as estradas regionais, afetadas pelo sismo, "1.ª secção ER 103 - entre o Terreiro da Luta e o Poiso; 2.ª secção ER 103 - entre a Achada do Cabouco (São Roque do Faial) e as Cruzinhas (Faial) e 3.ª secção ER 101 (VE1) - entre a rotunda da Fajã da Areia e a rotunda da Ponta Delgada".
Com o trânsito condicionado encontram-se as seguintes Estrada Regionais: 1.ª secção ER 107-1 - entre a Ribeira da Lapa e a Eira do Serrado; 3.ª secção ER 211 - entre a Fajã da Areia e a Ponta Delgada e ER 228 - entre a Encumeada e o Rosário e 4.ª secção ER 105 - entre a Encumeada e a Serra de Agua.
A ER 222, entretanto, já foi reaberta, estando, no entanto, interdito o trânsito pesado.
A SREI adianta ainda que também que foram mobilizados os meios da Direção Regional de Estradas, com vista à realização de inspeções, bem como pessoal para fazer limpeza de estradas e que nas situações em que a pedras são de grande dimensão, foram mobilizados equipamentos pesados, recorrendo a contrato de aluguer.
"Ao longo da próxima semana iremos continuar a avaliar os eventuais danos e algumas encostas sobranceiras a estradas regionais", informa, acrescentando que "a DRE se encontra a trabalhar em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil".
Forte sismo na Madeira deixou sete estradas encerradas ou condicionadas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.