Sábado – Pense por si

Fernando Medina, retrato do homem que quer mudar Lisboa

Margarida Davim
Margarida Davim 22 de fevereiro de 2020 às 07:00

É desconfiado, meticuloso e tem mau feitio. Anda há anos a pensar tirar os carros da Baixa, mas manteve o plano em segredo até ao último momento. Saiba como o presidente da Câmara de Lisboa conduz a cidade.

Como um general que imagina uma estratégia,Fernando Medinavai marcando as ruas das quais quer tirar carros ou desenhando alternativas de circulação automóvel. Há mais de um ano que tem no gabinete um mapa da cidade de Lisboa num cavalete. É um processo em curso e quem lá entra está habituado a ver alterações. Poucos conheciam, por isso, o ambicioso plano de retirada de automóveis do eixoAvenida da Liberdade/Baixa-Chiadona versão que foi apresentada aos lisboetas e que o próprio Medina tem frisado tratar-se de uma "proposta que não está encerrada".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.