Sábado – Pense por si

Ex-deputado do PS leva partido a tribunal

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 24 de março de 2023 às 20:00

Ex-deputado acusa a jurisdição nacional de decidir contra os estatutos. Em causa está a federação distrital de Coimbra e uma alegada manobra para travar eleições.

Aguerra das eleições do PS/Coimbra chegou ao Tribunal Constitucional. Depois de o conselho de jurisdição federativo de Coimbra ter recusado fazer eleições para presidente sem congresso, não levando às urnas todos os outros órgãos distritais, o Largo do Rato não concordou e anulou a decisão. Agora, o ex-deputado Victor Baptista, um dos proto-candidatos à liderança de Coimbra, colocou uma providência cautelar para suspender o processo eleitoral e fez queixa ao Tribunal Constitucional. “Lisboa parece que quer continuar a tutelar as federações e concelhias do PS – e tem dificuldade em perceber que o PS é um partido democrático”, afirma Victor Baptista à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.