Sábado – Pense por si

PS Coimbra viola lei do partido

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 03 de março de 2023 às 08:00

Ex-líder foi condenado em tribunal e saiu. O número dois quis eleições só para a presidência, mantendo toda a equipa anterior. Problema: os estatutos não permitem. A decisão foi impugnada.

Quando os partidos políticos não exercem democracia interna, nem respeitam os próprios estatutos, é a própria democracia que está inquinada e enviesada”, acusa o socialista Victor Baptista. O caso a que se refere levou a um impasse nas eleições internas do PS Coimbra. Com o lugar da presidência vago após a demissão de Nuno Moita, por ter sido condenado a uma pena suspensa de quatro anos (ver caixa), os estatutos preveem a eleição de um novo líder e a convocação de um novo congresso, em que todos os órgãos distritais vão a votos. No dia 10 de fevereiro, a Comissão Política Federativa (CPF), liderada pelo deputado Pedro Coimbra, deliberou a eleição de novo presidente – mas não dos restantes órgãos. E sem congresso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.