Eurovisão: Uma destas oito canções vai representar Portugal

Alexandre R. Malhado , Lusa 24 de fevereiro de 2019
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas

Já foram decididas as duas semifinais do Festival da Canção - e os respetivos oito finalistas. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Israel.

Já foram decididos os resultados das duas semifinais do Festival da Canção - e os respetivos oito finalistas. Enquanto Matay ganhou a primeira cerimónia, que precisou do voto do júri para ultrapassar Conan Osíris, NBC foi o grande vencedor da segunda semifinal. 

Veja todas as canções finalistas, que serão novamente interpretadas no dia 2 de março, em Portimão.

"Igual a ti" - NBC


"Pugna" - Surma



"Mundo a mudar" - Frankie Chavez/Madrepaz



"Mar Doce" - Mariana Bragada

"Perfeito" - Tiago Machado/Matay

"Telemóveis" - Conan Osíris

"A dois" - Calema

"Inércia" - D'Alva/Ana Cláudia.


Os oito temas vão ser apresentados na final do Festival da Canção a 02 de março, em Portimão, e o vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Israel.

A RTP1 transmitiu mais uma vez em direto, a partir dos estúdios de Lisboa, a segunda semifinal do concurso, apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.

"Igual a ti" (NBC) conquistou um total de 22 pontos (10 do júri e 12 do público), "Pugna" (Surma) recebeu 18 pontos (12 do júri e 06 do público), "Mundo a mudar" (Frankie Chavez/Madrepaz) ficou com 16 pontos (06 do júri e 10 do público), e "Mar Doce" (composta e interpretada por Mariana Bragada) recebeu 15 (08 do júri e 07 do público).

"Mar Doce" e "Lava" (Miguel Guedes/Dan Riverman) ficaram empatadas com 15 pontos, mas a primeira seria a escolhida, já que, segundo o regulamento, nas semifinais prevalece a canção com mais votos do júri.

"Lava" tinha obtido 07 votos do júri e 08 do público.

Nesta segunda semifinal competiam ainda "O Lugar" (composta por André Tentúgal e interpretada por Lara Laquiz), "O Jantar" (Pedro Pode/João Couto), e "Debaixo do luar" (Rui Maia/Mila Dores).

Na primeira semifinal, que se realizou a 16 de fevereiro, "Telemóveis" recebeu a pontuação máxima do público, e "Perfeito" a do júri.

Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespetadores e um júri presidido por Júlio Isidro, cujos elementos foram escolhidos pela RTP, e do qual fazem parte as cantoras Rita Redshoes, Isaura, Maria João e Selma Uamusse, o radialista Álvaro Costa e o encenador e ator Pedro Penim.

Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.

Em caso de empate, na final, prevalece a escolha do público.

Os temas a concurso podem ser ouvidos, desde 21 de janeiro, no 'site' da RTP.

O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio em Israel.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais