Número de estudantes representa um aumento de 39% face aos valores registados no ano passado, altura em que 224 alunos conseguiram uma vaga.
As instituições de ensino superior recebem cada vez mais estudantes com deficiência, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior, que revelam um aumento de 39% em relação ao ano passado, mas que se traduz em apenas 312 caloiros.
Este novo ano letivo que agora se inicia conta com 312 novos estudantes que conseguiram um lugar numa instituição de ensino superior através do contingente especial para estudantes com deficiência.
Para os candidatos com deficiência existe um contingente especial com vagas fixadas. Este ano entram 312 alunos, um número que pode parecer baixo tendo em conta o universo de quase 51 mil estudantes que agora entram para o ensino superior através da 1.º fase do concurso.
No entanto, representa um aumento de 39% face aos valores registados no ano passado, altura em que 224 alunos conseguiram uma vaga, segundo os dados divulgados hoje pela Direção-Geral do Ensino Superior.
Já em relação a 2015, o número de colocados através deste contingente para pessoas com deficiência mais do que duplica, uma vez há cinco anos apenas entraram no ensino superior 120 estudantes através deste contingente especial.
Na leitura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), este aumento "reflete as alterações legislativas introduzidas neste domínio".
Os estudantes que podem concorrer através deste contingente especial têm de ter concluído o ensino secundário ou equivalente e ter realizado provas de ingresso que são fixadas pelas instituições.
Depois, têm de conseguir obter a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior e satisfazer os pré-requisitos, quando as instituições assim o determinam.
Também é necessário ter, na nota de candidatura, a classificação mínima fixada pela Instituição de Ensino Superior.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior estão disponíveis na Internet desde as 00:01 de hoje no 'site' da Direção-Geral do Ensino Superior, podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.
Entre segunda-feira, dia 28 de setembro, e até dia 09 de outubro decorre a apresentação das candidaturas à 2.ª fase do concurso nacional de acesso para o ano letivo de 2020/2021.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Está em causa uma decisão dos EUA que se traduz no bloqueio de bens, proibição de entrada no país e restrições financeiras a Francesca Albanese e familiares.
A ideia de que a IA pode tomar conta do mundo pode parecer cinematográfica mas é cada vez mais real. Contudo, a Apple divulgou um estudo no qual afirma que todos este modelos não pensam, apenas memorizam.
"Às vezes precisamos de lembrar que há diferentes formas de medir o tempo. Há o tempo dos adultos, cronometrado e urgente. E há o tempo das crianças, que se mede em sorrisos e abraços", explicou a juíza Dr.ª Isabel Moreira.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.