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Elevador da Glória. Carris diz desconhecer falhas de empresa externa responsável pela manutenção

Lusa 20 de outubro de 2025 às 19:31
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Num comunicado, a Carris destacou que o conselho de administração da empresa desconhecia “toda a factualidade descrita”.

A Carris afirmou esta segunda-feira desconhecer qualquer incumprimento por parte da empresa que fazia a manutenção do Elevador da Glória, em Lisboa, após um relatório preliminar indicar falhas e omissões nos trabalhos efetuados pelo prestador do serviço.

Descarrilamento do Elevador da Glória faz duas vítimas da Santa Casa da Misericórdia
Descarrilamento do Elevador da Glória faz duas vítimas da Santa Casa da Misericórdia TIAGO PETINGA/LUSA

No relatório preliminar do acidente, esta segunda-feira divulgado e a que a Lusa teve acesso, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) diz que as inspeções previstas para o dia do acidente "estão registadas como executadas, embora detenha evidências de que não foram feitas no período horário indicado na correspondente folha de registo".

Num comunicado, a Carris destacou que o conselho de administração da empresa desconhecia "toda a factualidade descrita", uma vez que "este incumprimento nunca foi reportado pela Direção de Manutenção do Modo Elétrico, nem pelo Gestor do Contrato, que aliás reiteraram a máxima confiança no desempenho desta empresa, mesmo após o acidente ter ocorrido".

"De momento, estão a ser apuradas as respetivas responsabilidades, sendo que o Diretor de Manutenção do Modo Elétrico foi, entretanto, demitido", acrescentou.

O acidente com o elevador da Glória, ocorrido em 03 de setembro, causou 16 mortos e cerca de duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

A investigação ao acidente do elevador da Glória detetou falhas e omissões na manutenção do ascensor, apontando também a falta de formação dos funcionários e de supervisão dos trabalhos efetuados pela empresa prestadora do serviço.

Segundo os investigadores, "embora as ações de manutenção contratualmente previstas e planeadas estivessem a ser registadas como cumpridas em sistema de registo próprio, ao qual a Carris tem acesso direto, foram recolhidas evidências de que tal registo não corresponde às tarefas que efetivamente foram executadas".

Na nota, a Carris indicou ainda que vai aguardar "o relatório final para uma pronúncia mais abrangente e concreta sobre o apuramento das causas do acidente" e insistiu que está a proceder "a diversas auditorias internas e externas no âmbito da Qualidade, sendo detentora de várias certificações".

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