Sábado – Pense por si

Economista condenado a cinco anos de prisão por ataque a escritórios de advogados

O economista, em prisão preventiva, foi sentenciado por 50 crimes de ameaças, coação, injúria, difamação, dano, roubo, introdução em lugar vedado ao público e incêndio.

Um economista espanhol foi esta terça-feira condenado a cinco anos e meio de prisão efetiva pelo Tribunal São João Novo, no Porto, por crimes contra advogados de processos em que esteve envolvido.

O economista, atualmente em prisão preventiva, foi sentenciado por 50 crimes de ameaças, coação, injúria, difamação, dano, roubo, introdução em lugar vedado ao público e incêndio, ficando ainda obrigado a pagar um total de 12 mil euros a três advogados.

"Este processo é fruto de um delírio seu e tem coisas absolutamente surreais de uma pessoa perturbada", disse o magistrado, durante a leitura da decisão judicial.

Os casos registaram-se no período entre fevereiro de 2016 e finais do mesmo ano contra escritórios de advogados envolvidos num processo que o homem intentou em tribunal do trabalho contra uma empresa de construção civil por alegado despedimento ilegal.

As ações de retaliação terão ocorrido após o economista recusar assinar um acordo indemnizatório, exigindo mais dinheiro, e recusar o pagamento dos honorários ao escritório de advogados que o representou naquele processo.

Ocorreram também após os advogados credores avançarem com a penhora da sua casa e com uma acusação por difamação.

Na primeira sessão do julgamento, em novembro do ano passado, o economista, acusado, por exemplo, de incendiar uma secretária num escritório de advogados do Porto, dias após atirar um carro em chamas contra o portão de escritório similar, alegou que agiu sob "carga emocional elevada".

O presidente do coletivo de juízes vincou que o homem "não tem perceção total da realidade" e que "à custa do seu transtorno" dezenas de pessoas foram afetadas.

"Tentou ser polícia, juiz e cowboy ao mesmo tempo. O senhor é um perigo que nem se apercebe o perigo que é", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?