Sábado – Pense por si

É o "início do fim" da exploração de lítio em Montalegre?

Pedro Henrique Miranda
Pedro Henrique Miranda 09 de novembro de 2023 às 17:38

Em Morgade, Montalegre, uma das localidades concessionadas no caso que levou à demissão do primeiro-ministro, associações opõem-se à extração de lítio desde 2019. Estudo da APA apresenta "lacunas e imprecisões", e Associação ZERO diz que as consequências "não são residuais".

Na pequena aldeia de Morgade, concelho de Montalegre, Vila Real, desde 2019 que quase ninguém vota. "De cerca de 250 eleitores, tivemos pouco mais de 10 votos nas europeias, legislativas e presidenciais", diz Armando Pinto, presidente da associação Montalegre Com Vida. Poderia tratar-se de mais um caso flagrante de abstenção, mas este é um protesto organizado por parte de um movimento associativo de moradores que repudia uma mudança que vê como potencialmente ruinosa para a região: a extração de lítio da Mina do Romano, uma das envolvidas no caso que instalou uma crise política e levou à demissão do primeiro-ministro António Costa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.