
Dominado fogo que começou em Montalegre
Por volta das 05h45, estavam no local 189 operacionais e 50 meios terrestres.
Por volta das 05h45, estavam no local 189 operacionais e 50 meios terrestres.
O combate às chamas envolve 13 meios terrestres e cinco aéreos, estando presentes no terreno 58 operacionais.
O primeiro-ministro recusou, contudo, especificar quais os documentos que lhe foram solicitados.
Fogos em Montalegre começaram ao final da tarde de segunda-feira.
As chamas consumiram mato, floresta e zonas de olival, soutos e vinha.
Declarações foram feitas em entrevista aos jornalistas.
O incêndio lavra numa zona de mato e floresta e, no combate, estão cerca de 160 operacionais que contam com o apoio de um meio aéreo.
Já ardeu, só este ano, 2,35% do território, ou seja, 216.214 hectares. Em segundo lugar, mas distante, surge a Grécia, com 0,38% da sua área ardida.
Os incêndios provocaram até agora dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Em época alta, os operadores turísticos avaliam a destruição pelas chamas. Há guias de trilhos e hotéis que registam perdas de €7.000.
A autarquia está agora a "fazer um levantamento dos diversos prejuízos para comunicar às diferentes entidades governamentais", não sendo possível apontar um prazo para a contabilização estar concluída.
Mark Cameron Roscaleer foi recapturado em Alicante, Espanha, pela Polícia Nacional espanhola e foi hoje entregue à Polícia Judiciária (PJ) no Centro de Cooperação Policial e Aduaneira de Caia/Badajoz.
Em Portugal foram escolhidos quatro projetos estratégicos: um de processamento e extração de cobre na mineira Neves Corvo da Somincor em Castro Verde e outros três de lítio.
Neste momento, só o português Fernando Ferreira, recapturado em novembro do ano passado no concelho de Montalegre, é que foi encaminhado para o Estabelecimento Prisional de Monsanto.