Segundo o despacho entregue na quarta-feira às defesas dos arguidos existem neste momento nove implicados.
O ex-secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e da Justiça do governo de Sócrates, João Tiago Silveira, foi constituído arguido na investigação que originou a demissão do primeiro-ministro.
Manuel Azevedo / Correio da Manhã
A informação de que o advogado sócio da Morais Leitão faz parte da lista de nove arguidos que constam do despacho entregue na quarta-feira às defesas dos suspeitos já detidos foi avançada peloECO.
O mesmo jornal avança que o próprio João Tiago Silveira confirmou que foi constituído arguido e que afirmou: "Guardarei os meus comentários para a sede e momento próprios, se e quando me confrontarem com os factos concretos". Mas garantiu: "ao longo da minha vida profissional, nunca confundi o exercício de funções públicas e de funções privadas, em particular da profissão de advogado", "há uma nota comum em toda a minha carreira, no setor público e no setor privado: a honestidade e o estrito respeito pela legalidade".
Neste momento existem cinco arguidos detidos no caso de tráfico de influências para a concessão da exploração das minas de lítio e de hidrogénio, são eles: Diogo Lacerda Machado, advogado e padrinho de casamento de Costa; Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro; Rui Oliveira Neves, sócio da Morais Leitão e administrador da Start Campus; Afonso Salema, CEO da mesma empresa; e Nuno Mascarenhas, autarca de Sines.
Estão ainda envolvidos no caso João Galamba, ministro das Infraestruturas, a empresa Start Campus, e o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres