"O condutor continua desaparecido, as operações estão em curso", disse Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil.
As buscas para encontrar o condutor de uma retroescavadora que está desaparecido em Ribolhos, Castro de Aire, continuam a decorrer, numa "operação muito complexa" que exige muitos cuidados de segurança, disse hoje a secretária de Estado da Administração Interna.
"O condutor continua desaparecido, as operações estão em curso", começou por explicar Patrícia Gaspar, que falava aos jornalistas após a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON), na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Oeiras, distrito de Lisboa.
Segundo a secretária de Estado, trata-se de uma "operação muito complexa, que exige muitos cuidados em termos de segurança para os operacionais" que se encontram a fazer as busca na localidade de Ribolhos, no distrito de Viseu.
Patrícia Gaspar adiantou ainda que a zona é "muito escarpada" e o rio "tem uma corrente muito forte", salientando que "neste momento todo o cuidado é pouco".
"Estão a fazer o melhor que podem para encontrar quer a máquina, quer o condutor que está desaparecido", sublinhou.
Em Castro De Aire, também desabou uma moradia, cuja remoção de escombros é visível nas imagens acima.
A secretária de Estado da Administração de Interna enalteceu ainda o trabalho dos mais de "21 mil operacionais" que estão no terreno desde as 15:00 de quarta-feira, lembrando que já se registaram até ao início da manha de hoje "mais de seis mil ocorrências".
"O trabalho no terreno tem sido absolutamente excecional", frisou a governante.
O aluimento de terras em Ribolhos ocorreu cerca das 21:30 de quinta-feira.
A passagem da depressão Elsa, em deslocação de norte para sul, provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou 70 pessoas desalojadas, registando-se até às 9:00 de hoje mais de 6.200 ocorrências.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem hoje sob aviso laranja (o segundo mais grave) 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima. Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte durante tarde.
Segundo o IPMA, os efeitos da depressão Fabien não deverão ter em Portugal continental a mesma intensidade do que os da tempestade Elsa, prevendo-se uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.
Depressão Elsa: Condutor "continua desaparecido" em Castro de Aire
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?