João Pereira Coutinho, Catarina Caria, Rui Maciel, Mafalda Rebordão e Airton Monteiro irão discutir o tema num evento na Nova SBE, a 23 de abril.
50 anos depois, o que esperam os jovens da democracia? É este o tema do debate daSÁBADOe do Jornal de Negócios que irá juntar o politólogo e escritor João Pereira Coutinho, a gestora de programas na área de Paz e Desenvolvimento Sustentável Catarina Caria, os economistas Rui Maciel e Mafalda Rebordão e o ativista Airton Monteiro.
ANTÓNIO COTRIM/LUSA
O evento irá decorrer no dia 23 de abril no Fidelidade Creative Studio da NovaSBE, em Carcavelos, às 16 horas. A importância da Revolução para quem nasceu e cresceu em liberdade, o que ficou por cumprir no 25 de Abril e o que deveria ter sido feito de diferente serão outros temas em debate.
Este debate é aberto ao público e direcionado aos mais jovens. Caso não seja possível marcar presença, pode assistir ao debate em direto viastreamingnos sites e redes sociais (Facebook e YouTube) daSÁBADOe do Jornal de Negócios.
João Pereira Coutinho, que fará a introdução do debate, é cronista da SÁBADO, doCorreio da Manhãe do jornal brasileiroFolha de S. Paulo. É jornalista e professor na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, onde tirou o doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais. É também autor dos livrosConservadorismoeEdmund Burke: A Virtude da Consistência.
Catarina Caria é formada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova. Além de sercronista na SÁBADOe noJornal de Negócios, gere desde 2022 a partir de Bruxelas projetos na interceção do desenvolvimento económico, paz e sustentabilidade para a Europa, Médio Oriente e Norte de África.
Rui Maciel é mestre em Economia e Ciências da Comunicação pela Universidade Nova. Passou pelo Ministério das Finanças, pelo Banco de Portugal e pelo Banco Central Europeu. Atualmente,é cronista na SÁBADOe é o autor, em conjunto com a economista Mariana Esteves, do podcast "Mão Visível", onde abordam semanalmente temas da atualidade económica e política.
Mafalda Rebordão é economista e faz parte do Executive Board da Nova SBE. Trabalha na Google e passou por empresas como a L'Oréal, tendo ainda sido escolhida pelo Presidente da República para integrar um grupo de 30 jovens sobre como mudar o futuro do País.
Airton Cesar Monteiro é licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP da Universidade de Lisboa. Atualmente dedica-se a escrever sobre mudanças sociais e cultura no siteMáxima, no site Comunidade Cultura e Arte e no jornal Mensagem de Lisboa.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"