Segundo os sociais-democratas, "não existem no plano de vacinação as 70 mil doses que estes idosos deveriam tomar, sendo grupo de risco igual a qualquer outro nas suas circunstâncias".
O PSD propôs hoje que o Governo garanta que todos os idosos a residir em lares ilegais sejam vacinados contra a covid-19, responsabilizando-o por estar a por em risco a vida destas pessoas.
A proposta é feita pelo PSD num projeto de resolução hoje anunciado, para que o parlamento faça essa recomendação ao Governo e em que acusa o executivo de ignorar as propostas do partido para que fosse feito um mapeamento dos lares ilegais -- 3.500 onde viverão cerca de 35.000 idosos, segundo a Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos (ALI).
"Agora já não vamos a tempo de mapear, fazer levantamentos demorados, indagar. Agora é preciso identificar objetivamente onde estão e quem são estes idosos e os profissionais que trabalham nestas unidades para proceder à vacinação a que têm direito imediato, na 1.ª fase", lê-se no texto da resolução.
Segundo os sociais-democratas, "não existem no plano de vacinação as 70 mil doses que estes idosos deveriam tomar, sendo grupo de risco igual a qualquer outro nas suas circunstâncias".
"Está a ser violado o princípio do acesso universal à vacina, está a ser discriminado, mais uma vez, este conjunto de pessoas, por inação do governo. O que não é inaceitável e põe em risco a vida destas pessoas e o projeto de imunidade de grupo do país", acusa ainda.
Segundo o que propõe, o Governo deve recolher informação sobre lares ilegais "junto das corporações de bombeiros e das autarquias locais" e, assim, "possibilitar a vacinação das pessoas aí residentes no âmbito do combate à pandemia do covid-19".
Um projeto de resolução não te força de lei, tratando-se, neste caso, de uma recomendação ao Governo.
O PSD sugere, igualmente, que "a informação recolhida, nomeadamente quanto ao número e localização das instalações, pessoas envolvidas e plano e cronograma de vacinação deve ser remetido mensalmente à Assembleia da República".
A partir desses dados, os sociais-democratas sugerem ao executivo criar "um corpo especializado" para, num momento posterior, "ajudar à legalização das instalações em situação irregular".
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.685.785 mortos resultantes de mais de 76,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 6.191 pessoas dos 376.220 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: PSD quer Governo a garantir vacinas para idosos em lares ilegais
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.