Sábado – Pense por si

Covid-19. Portugal já vacinou 250 mil pessoas e está acima da média da UE

País já recebeu mais de um milhão de vacinas e já administrou um total de 837 mil doses. Mais de 88 mil profissionais de saúde e quase 130 mil utentes de lares de idosos já completaram a vacinação.

Portugal já administrou um total de 837 mil vacinas contra a covid-19, com 263 mil portugueses a terem completado a vacinação ao tomarem as duas doses. Dois meses desde que foi inoculada a primeira dose, a 27 de dezembro de 2020, o país vacinou 574 mil pessoas com a primeira dose da vacina e recebeu, ao todo, mais de um milhão de vacinas.

ESTELA SILVA/LUSA

Em comunicado, o Ministério da Saúde aponta que o país encontra-se agora acima da média da União Europeia, com 7,5 doses administradas por 100 habitantes - enquanto a média da UE é de 6,83.

Portugal distribuiu já 837 mil vacinas de um total de 1,034 milhões de doses recebidas, o que significa que existem 197 mil doses de vacina reservadas ou por distribuir. O Ministério da Saúde aponta também que, de acordo com dados reportados pelas várias entidades, foram administradas 199.804 doses a 111.505 profissionais de saúde, sendo que 88.299 já receberam a segunda dose.

Dos grupos prioritários definidos para a primeira fase do processo, foram administradas 200.822 vacinas a pessoas de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), das quais 129.519 já com a segunda dose.

O Ministério da Saúde indica também que a campanha de vacinação implicou quase três mil entregas em mais de 200 rotas e 474 pontos de entrega, numa operação em que foram envolvidas 1.190 viaturas da GNR e 1.471 viaturas da PSP e 3.392 agentes da PSP e 3.571 militares da GNR.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.