Além dos nove utentes que não resistiram às complicações associadas à covid-19, há mais três que continuam internados.
Um surto de infeções por coronavírus no lar da Ordem Terceira de S. Francisco, em Vila do Conde, distrito do Porto, provocou a morte a nove utentes da instituição, confirmou hoje a presidente da Câmara vila-condense à agência Lusa.
Elisa Ferraz considerou a situação "preocupante", com 87 pessoas infetadas entre utentes e funcionários, mas garantiu que autarquia já disponibilizou todos os recursos ao seu alcance para ajudar a controlar o surto, nomeadamente reforçando meios humanos para apoiar nos cuidados aos idosos.
"Ainda antes do Natal tivemos conhecimento do surto e foi-nos pedida ajuda. Contratamos, então, os serviços de uma empresa especializada que enviou para o lar pessoas para ajudar a cuidar dos utentes e acionamos enfermeiras do nosso banco de voluntariado", começou por explicar autarca.
Elisa Ferraz disse ter sido "surpreendida" na quarta-feira com a informação do número de óbitos e voltou a contactar a instituição para averiguar que mais carências haviam para travar o surto.
"Percebemos que começava a faltar equipamentos de proteção individual e reunimos uma grande quantidade que foi, de imediato, enviada, juntamente com produtos de desinfeção. Tudo que nos pediram conseguimos providenciar e continuamos a acompanhar a situação de muito perto", garantiu a presidente de Câmara.
Além dos nove utentes que não resistiram às complicações associadas à covid-19, há mais três que continuam internados, sendo que na instituição há 53 idosos que estão infetados, e devidamente isolados, assim como 34 funcionários que também contraíram o vírus.
"Se for necessário a autarquia tem camas de retaguarda em infraestruturas próprias para acolher utentes que não estejam infetados e poder isolá-los, mas até agora não nos foi solicitado. Continuamos diariamente acompanhar a situação", vincou Elisa Ferraz.
Portugal contabiliza hoje mais 76 mortes relacionadas com a covid-19 e 7.627 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.906 mortes e 413.678 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 72.496, mais 4.291 do que na quarta-feira.
Covid-19: Nove mortes e 87 infetados em surto em lar de Vila Conde
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.