A DGS revela que a incidência mais baixa foi observada no grupo etário dos >80 e que existe atualmente uma reduzida pressão nos serviços de saúde nacionais.
A taxa de incidência de novos casos de covid-19 dos últimos 14 dias foi mais elevada no grupo etário dos 10 aos 20 anos, aproximando-se do limite dos 120 casos por 100 mil habitantes, com 105 casos por 120 mil. DGS refere que se assite a uma "reduzida pressão nos serviços de saúde".
Johannes EISELE / AFP) (Photo by JOHANNES EISELE/AFP via Getty Images
No mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), divulgado esta sexta-feira, a incidência mais baixa registou-se no grupo etário com 80 ou mais anos (31 casos por 100 000 habitantes). Esta é a faixa etária com mais vacinados, tendo já 93% da população deste grupo recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 e pelo menos 76% já recebeu a segunda dose. Os dados do relatório foram apurados a 28 de abril.
De acordo com o relatório, o número de novos casos de infeção por SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes foi de 68 novos casos nos últimos 14 dias. O valor do Rt apresenta valores inferiores ou iguais a 1 a nível nacional (0,98) e nas várias regiões de saúde do continente.
O relatório destaca ainda o decréscimo de casos de covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI). A 28 de abril estavam internadas 89 pessoas, muito abaixo do valor crítico definido (245 camas ocupadas).
A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,0%, valor que se mantém abaixo do objetivo definido de 4%. O total de testes realizados nos últimos 7 dias foi de 450.508, o que dá uma média de 64 mil testes PCR por dia.
De acordo com o relatóriio, nos últimos 7 dias, 98% os casos de infeção por SARS-CoV-2/ COVID-19 foram isolados em menos de 24 horas após a notificação, e foram rastreados e isolados 81% dos seus contactos.
As variantes
De acordo com o INSA, estima-se que 90% dos novos casos de covid-19 tenham origem na variante B.1.1.7 (associada ao Reino Unido).
Foram também identificados 68 casos da variante B.1.351 (associada à África do Sul) e 85 casos da variante P.1 (associada a Manaus, Brasil), a maioria sem ligação epidemiológica estabelecida, o que quer dizer que existe uma transmissão comunitária ativa desta variante no país.
Foram identificados também esta semana, pela primeira vez , 6 casos associados à variante indiana (linhagem B.1.617) em Portugal.
Covid-19: Grupo etário entre os 10 e os 20 anos tem a maior incidência
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?