O foco de infeção na empresa surgiu através "de um familiar de uma funcionária que veio do estrangeiro com covid-19 e iniciou a cadeia de contágio", afirmou autarca.
O foco de covid-19 detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, distrito do Porto, tem 12 casos de infenção confirmados, informou hoje fonte da Administração Regional de Saúde-Norte (ARS-Norte) à agência Lusa.
A mesma fonte sublinhou que este número de infetados, apurado às 11:00 de hoje, se refere à generalidade do foco e não apenas a pessoas que operavam na fábrica.
A ARS-Norte continua a desenvolver ações no local, em articulação com o delegado de saúde de Vila do Conde/Póvoa de Varzim, e, segundo informou a presidente da câmara municipal vila-condense, está já em curso um número alargado de testes.
"A empresa ainda continua a laborar, mas as autoridades de saúde já hoje de manhã fizeram uma vistoria às instalações. Pelo que sei, vão alargar o leque de testes a todos os funcionários e ramificações familiares", partilhou Elisa Ferraz.
A autarca partilhou que o foco de infeção na empresa surgiu através "de um familiar de uma funcionária que veio do estrangeiro com covid-19 e iniciou a cadeia de contágio", apelando ao Governo para aumentar o controlo sanitário a quem entra em Portugal.
"Temos de continuar atentos. Esta é prova de que o vírus não foi embora. Deixo um alerta às entidades governamentais, e à população em geral, que tenham cuidado com esta questão de quem chega do estrangeiro. É preciso que a economia continue e funcionar, sobretudo nesta altura de verão com o turismo, mas é preciso muita atenção no controlo sanitário nos aeroportos e fronteiras", vincou Elisa Ferraz.
A presidente da câmara vila-condense partilhou, ainda, que a delegação de saúde local está a atuar num infantário da Póvoa de Varzim, na freguesia da Aver-o-Mar, frequentado por um dos filhos de uma funcionária infetada da empresa.
A fábrica de conservas Gencoal, situada em Caxinas, emprega 170 pessoas, tanto residentes em Vila do Conde como na cidade vizinha da Póvoa de Varzim, e tem a sua atividade vocacionada para a produção e exportação de conservas de sardinha, cavala e salmão.
Os proprietários da empresa são italianos e já estão em Portugal a acompanhar a situação, tendo esta tarde uma reunião agendada na Câmara Vila do Conde. A autarquia vai, posteriormente, reunir o seu Conselho de Segurança Municipal.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 516 mil mortos, incluindo 1.579 em Portugal.
Covid-19: Foco de contágio em fábrica de conservas de Vila do Conde com 12 casos confirmados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.