Sábado – Pense por si

Costa: "Se tudo correr bem", esta será a “última e definitiva fase” do desconfinamento

Primeiro-ministro diz ter "esperança" de que a última fase de reabertura chega na próxima semana, mas avisa que os portugueses não podem correr riscos.

O primeiro-ministro admitiu esta segunda-feira que a próxima semana poderá ser a "última e definitiva fase" do plano de desconfinamento que apresentou em meados de março - isto desde que "corra tudo bem". 

António Costa
António Costa Lusa

Em Valença, António Costa mostrou-se otimista e com "esperança" na antevisão da reunião no Infarmed com especialistas e responsáveis políticos, que acontece esta terça-feira, e que serve de antevisão para as decisões tomadas em Conselho de Ministros, na quinta-feira. "Estamos num bom caminho e com segurança podemos dar o passo que falta dar", afirmou.

Pedindo cautela e advertindo que "esperança" não é "compromisso", o chefe de Governo referiu ainda que, "se tudo correr bem, estamos a uma semana de entrarmos na última e definitiva - espero que definitiva - fase de reabertura da nossa sociedade". Mas "para lá chegarmos", é necessário que tudo "corra bem".

"Não podemos correr o risco de as coisas descontrolarem-se", avisou, pedindo aos portugueses para não relaxarem apesar do desconfinamento, apelando ao uso da máscara, da desinfeção das mãos e do distanciamento social.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.