O equipamento estará operacional a partir de terça-feira e destinar-se-á a "cidadãos suspeitos de infeção encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde".
O "covid-drive", como é designado aquele serviço, vai servir a população dos seis concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega (Marco de Canaveses, Baião, Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende).
Além dos testes no local, os técnicos laboratoriais vão dar formação a quatro equipas de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde.
As equipas de enfermagem vão assegurar testes a doentes de risco, incluindo idosos dos lares, e respetivos cuidadores. Os relatórios serão enviados diretamente para as autoridades de saúde e para os pacientes, no prazo de três dias úteis, por telefone ou correio eletrónico", segundo informa a autarquia.
A nova resposta vai ser instalada com o apoio de funcionários da Câmara do Marco de Canaveses, que também garantirá apoio logístico, além da cedência do estádio municipal, uma tenda, outros equipamentos e equipas de segurança.
Citada num comunicado, a presidente Cristina Vieira assinala que se trata de "mais uma resposta de enorme importância, pois permite o rastreio a um grande número de pessoas de forma rápida e segura".
Além disso, assegura a edil do Marco de Canaveses, o centro de rastreio "assegura o reforço de testes aos utentes dos lares, que merecem especial preocupação".
Também referido no comunicado, o presidente do município vizinho de Baião, Paulo Pereira, assinalou a importância do equipamento, por dotar a região de capacidade para realizar testes com regularidade.
"Também para nós a prioridade é a realização de testes aos utentes e aos trabalhadores dos lares, porque estes são espaços onde se concentra um número grande de pessoas mais frágeis", refere.
O centro de rastreio funcionará de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Ao sábado e domingo funcionará da 14:00 às 18:00.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).
Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.
Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Covid-19: Surto em lar da Misericórdia de Murça com 58 infetados
Covid-19: Tâmega e Sousa disponibiliza cinco camas para ajudar outros hospitais
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.