Conferência polémica da CIP "As Mulheres e o Emprego: Um Tema do Homem" só tinha homens. Agora, mudou de nome tem seis homens e... três mulheres.
A Confederação Empresarial de Portugal preparou a conferência "As Mulheres e o Emprego: Um Tema do Homem", que visa discutir a falta de mulheres em cargos de chefia. "Num debate entre líderes masculinos, vamos discutir o que trava a ascensão de mais mulheres a cargos de gestão", lia-se na descrição do evento. Com um painel só de homens, não havia uma única voz feminina. Perante as críticas de machismo, a CIP recuou: com um novo nome, "Desta vez: Emprego um Tema de Homens e Mulheres", agora há seis homens e... três mulheres.
Fonte oficial da CIP confirmou àSÁBADOque se juntam ao painel a presidente da Comissão para a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro, a vice-presidente da CIP e membro do Conselho de Administração da Sonae, Isabel Barros, e a CEO Luz Saúde, Isabel Vaz.
Estas três mulheres estarão acompanhadas no painel por seis homens: o presidente da CIP, António Saraiva, o Presidente do CA da Fidelidade, Jorge Magalhães Correia, o presidente do CA da ANA, José Luís Arnaut, o presidente da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, o presidente executivo do Grupo José de Mello, Salvador de Mello e CEO da Randstad, José Miguel Leonardo. A conferência tem a moderação da diretora doDiário de Notícias, Rosália Amorim.
Nas redes sociais, a iniciativa fez richochete. Várias vozes uniram-se contra a versão inicial da conferência. Sobre a ausência feminina no painel, a investigadora Susana Peralta frisou ironicamente: "Perguntar a mulheres é que não. Coitadas, não percebem!" A ativista Paula Cosme Pinto escreveu: "Pessoas, se vão fazer um evento sobre a invisibilidade feminina em altos cargos, dar-lhes visibilidade, dar-lhes voz ativa e mostrarem-se dispostos a realmente ouvir o que as mulheres têm a dizer sobre o tema talvez seja essencial, diria eu. Retirar às mulheres o lugar de fala quando se faz uma conferência sobre elas é realmente triste e sintomático do umbiguismo masculino que nos traz aos dias de hoje."
CIP recua em conferência de Dia da Mulher: mete mulheres e muda nome
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.