Sábado – Pense por si

Chega quer deportar mais de um milhão de imigrantes legais

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 18 de novembro de 2025 às 23:00

Em sede de OE2026, o Chega propõe Plano Nacional de Remigração, que poderá abranger imigrantes desempregados. A deputada Cristina Rodrigues é uma das responsáveis pela proposta.

No dia 30 de setembro, discutia-se na Assembleia da República o , que tinha sido retocada após o Tribunal Constitucional detetar normas inconstitucionais. No cimo do palanque, a deputada Cristina Rodrigues ditava a posição do Chega: “O texto que eventualmente será aprovado hoje parece-nos suficiente, mas reconhecemos desde já que temos de ir mais longe para efetivamente conseguirmos regular a política migratória”, afirmou. “Portugal precisa de regras claras, firmes e justas. Quem não gostar, tem bom remédio; quem não quiser cumprir, quem não tenha condições para cumprir, tem uma solução – a remigração.” Este palavrão, “remigração”, é um conceito usado pela ultradireita para defender a deportação de imigrantes, ilegais e legais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.