O partido foi condenado por tibrunal a retirar os cartazes, mas Ventura informou que só vai tomar uma decisão depois de reunir com conselheiros.
O Chega começou a retirar cartazes onde se podia ler "os ciganos têm de cumprir a lei", apesar de André Ventura ter deixado no ar a possibilidade de recorrer da decisão. Fonte oficial do partido diz à SÁBADO que ainda não foi tomada uma decisão sobre o que fazer quanto à decisão do tribunal.
Tribunal ordena remoção de cartazes do Chega com mensagem sobre ciganos e a leiDR
O advogado Pedro Proença explica que a decisão do tribunal - de que o Chega devia retirar os cartazes em 24 horas - é passível de recurso e que se o partido decidir recorrer, então suspende-se a ordem de retirada dos cartazes.
A carregar o vídeo ...
Cartaz do Chega sobre ciganos é retirado na Moita após ordem de tribunal
"Não me arrependo de ter colocado estes cartazes. Acho que estes cartazes dizem o correto", afirmou André Ventura sobre a sentença. "Um dos nossos cartazes diz que têm que cumprir a lei. Eu também tenho. (...) O Chega irá nas próximas horas reunir comigo, enquanto candidato presidencial, e com a nossa equipa jurídica, para analisar os efeitos desta decisão, os seus prazos, e também a possibilidade ou não da interposição de recurso", avançou o candidato, em declaração aos jornalistas. Pela manhã desta terça-feira ainda não tinha decorrido a reunião.
Por cada dia de atraso, por cada cartaz que permaneça na via pública para além do prazo de 24 horas definido pelo tribunal para a retirada, ou por cada novo cartaz que possa vir a ser colocado, o líder do Chega terá de pagar uma multa de 2.500 euros, ordenou ainda a sentença.
Apesar da sentença do Tribunal Local Cível de Lisboa, André Ventura assegurou que irá "continuar a falar de ciganos no futuro". "E eu não mudei a minha convicção de ontem para hoje, nem com esta decisão", afirmou.
Segundo a sentença do Tribunal Local Cível de Lisboa, André Ventura foi condenado a "retirar, no prazo de 24 horas, todos os cartazes que colocou na via pública e nas diversas localidades do país com a menção "os ciganos têm de cumprir a lei -- André Ventura presidenciais 2026". A juíza Ana Barão condenou ainda Ventura "a abster-se de, no futuro, determinar ou promover, direta ou indiretamente, a afixação de cartazes de teor idêntico ou equivalente".
Chega já está a retirar cartazes. Mas ainda não decidiu se vai recorrer
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.