NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Conselheiro das comunidades que reside em Bruxelas concluiu que, "se o sistema de representação proporcional se aplicasse a todos os portugueses", a distribuição de mandatos na Assembleia da República, após as legislativas de 2019, seria relativamente diferente.
O conselheiro das comunidades Pedro Rupio analisou a representação eleitoral dos emigrantes portugueses e concluiu que se esta fosse igual à dos residentes em Portugal o Chega não estaria no parlamento e o PCP e o BE perderiam mandatos.
Pedro Rupio, que reside em Bruxelas, analisou a "sub-representação política dos portugueses residentes no estrangeiro" e concluiu que, "se o sistema de representação proporcional se aplicasse a todos os portugueses", a distribuição de mandatos na Assembleia da República, após as legislativas de 2019, seria relativamente diferente.
Segundo Pedro Rupio, o Chega perderia o seu único mandato, o Bloco de Esquerda perderia um e o PCP/PEV ficaria com menos dois mandatos.
Para o PS, o CDS-PP, a Iniciativa Liberal e o Livre o número de mandatos continuaria igual. O PAN e o PSD ficariam a ganhar um e três mandatos, respetivamente.
Para demonstrar o que considera uma sub-representação das comunidades em matéria eleitoral, o conselheiro refere que, "no distrito do Porto, 1,6 milhões de portugueses elegeram 40 deputados nas eleições legislativas de 2019", enquanto "uma outra realidade" se verificou nos círculos da emigração, "para os quais 1,5 milhões de portugueses elegeram quatro deputados".
Trata-se de "uma diferença abismal que encontra explicação na forma como é organizado o sistema de representação do nosso país".
E prossegue: "No território nacional, o número de deputados a eleger por cada círculo depende do número de cidadãos recenseados nesse mesmo círculo eleitoral, enquanto que os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro elegem deputados em número previamente fixado por lei".
Nas últimas eleições legislativas votaram 160.000 eleitores residentes no estrangeiro, que elegeram quatro deputados, "praticamente o mesmo número de pessoas que votaram no distrito eleitoral de Faro, círculo que elegeu nove deputados".
Em declarações à Lusa, o conselheiro afirmou que o único objetivo desta análise foi "demonstrar, de certa forma, que as comunidades estão sub-representadas" e levar o tema ao debate, "tendo em conta que há uma discriminação óbvia".
Pedro Rupio espera que sejam tomadas iniciativas para que nas próximas legislativas de 2023 a Assembleia da República "possa ficar com uma representação mais justa".
Chega fora do Parlamento se emigrantes recenseados elegessem os mesmos deputados
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Por incúria, má-fé, incompetência ou irresponsabilidade institucional o estado português dá o flanco e é assim que se caminha para a desgraça em todas as guerras.
A inteligência artificial já é utilizada para detetar padrões de comportamento anómalos nas redes governamentais e militares, permitindo identificar ciberataques antes que causem danos significativos.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.