Sábado – Pense por si

10 passos para ganhar dinheiro em 2026

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 29 de dezembro de 2025 às 23:00

A longo prazo, os Certificados de Aforro são melhores contra a inflação do que os depósitos, mas sem assumir mais risco não verá a sua poupança crescer. No imobiliário há uma mudança em curso para quem investe e três medidas que geram ganhos para quem tem casa. E ajudamos a identificar uma dezena de ângulos mortos nas suas finanças.

Um ângulo morto é a “zona que está fora do campo de visão de alguém”, diz o dicionário online Priberam. O que não conseguimos ver causa perigo potencial - os fabricantes de carros, por exemplo, instalam um sistema eletrónico que avisa o condutor sobre a presença de outros automóveis no espaço que os espelhos não detetam. Nas nossas finanças há muitos ângulos mortos, mas muitas vezes os “fabricantes” não põem avisos eletrónicos sobre o que não vemos - a indústria financeira vende, com frequência, produtos cujas desvantagens exploram precisamente os pontos cegos na perceção de quem investe ou pede crédito. A proposta da SÁBADO para as finanças pessoais em 2026 é esta: descobrir os principais ângulos mortos na sua condução financeira, evitando riscos e tirando o máximo partido do dinheiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana