Sábado – Pense por si

Centenas juntaram-se em Lisboa em solidariedade com a Ucrânia

As manifestações de apoio à Ucrânia foram feitas também em outros pontos do país, como Porto e Leiria. 

Várias centenas de pessoas juntaram-se esta sexta-feira em frente da Assembleia da República, em Lisboa, para uma ação de solidariedade com povo ucraniano no dia que passa um ano de invasão russa.

Empunhando bandeiras azuis e amarelas, as cores da Ucrânia, os participantes da iniciativa, que incluirá uma marcha até aos Paços do Concelho da capital portuguesa cantaram o hino ucraniano, emocionaram-se e bateram palmas.

Vários seguravam tarjas anti-Putin, com inscrições como "A Rússia é um Estado terrorista" e "Russos parem o Putin"

No local, o presidente da Associação de Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, afirmou que a Ucrânia ganhará o conflito.

"Sabemos que a Ucrânia vai ganhar esta guerra. Todo o mundo vai ganhar esta guerra", exclamou, agradecendo o apoio de Portugal.

Ainda junto ao parlamento foi cumprido um minuto de silêncio.

As manifestações de apoio à Ucrânia foram feitas também em outros pontos do país, como Porto e Leiria.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.