Sábado – Pense por si

Centenas de bombeiros combatem fogos em Ourém e Guarda

Já o incêndio em Sever do Vouga, Aveiro, encontra-se em resolução.

Cerca das 22 horas de quinta-feira, dois incêndios mobilizavam centenas de bombeiros em Portugal Continental. Em Ourém, 383 operacionais auxiliados por 107 veículos combatem as chamas desde cerca das 16 horas. Às 20:30 o incêndio tinha uma frente, "com bastante intensidade", sendo que em alguns locais "com fogo de copa e projeções a 500 a 600 metros", referiu uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA

"Os danos registados até às 20:00 são uma habitação em Abades e o anexo junto a uma escola", adiantou a fonte do CDOS, explicando não ser ainda possível precisar que tipo de danos.

O outro incêndio lavra na Guarda, sendo combatido por 365 bombeiros e 112 veículos. O fogo passou para o concelho vizinho de Belmonte, em Castelo Branco.

Devido ao fogo, o trânsito na autoestrada A23 (Guarda/Torres Novas), que foi inicialmente cortado nos dois sentidos entre os nós de Benespera e de Belmonte, foi posteriormente interditado entre os nós de Caria (Belmonte) e Benespera (Guarda). A circulação rodoviária efetua-se pela Estrada Nacional 18.

Já o incêndio em Sever do Vouga, no distrito de Aveiro, está em resolução. O presidente da Câmara de Sever do Vouga, Pedro Lobo, disse à Lusa que o fogo que teve início no lugar da Frágua, na freguesia de Talhadas, "evoluiu rapidamente e propagou-se ao concelho de Águeda".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.