Sábado – Pense por si

Canal Now: Rui Rio promete debate "inteligente" de temas "que se prestem a um certo populismo"

O antigo líder do PSD visitou, esta sexta-feira, os estúdios do novo canal Now e prometeu debater de forma "racional" temas envoltos em populismo.

Rui Rio, antigo líder do PSD, promete debater "de forma mais séria e inteligente" questões fraturantes na sociedade, que, nos últimos tempos, têm estado envoltas em populismo. Rio, que é um dos protagonistas do novo canal de Medialivre, visitou esta sexta-feira os estúdios do Now, e explicou ao Negócios como está a encarar o novo desafio. 

"O meu objetivo aqui é debater temas que se prestem normalmente a um certo populismo e procurar debatê-los de uma forma mais séria e mais inteligente. Não tão emotiva, mas de uma forma racional", admitiu o antigo líder do PSD ao Negócios. Rui Rio pondera que esta possanão ser a forma mais "sexy" para debater temascomo as funções e utilidades de um deputado ou, até mesmo, se um CEO deve ganhar "dez, vinte vezes mais que um trabalhador", mas espera que a forma como o debate é conduzido leve a "que as pessoas possam apreciar, porque sentem que ouviram ali argumentos que encaixam uns nos outros".

Em declarações ao Negócios, Rui Rio escusou-se a comentar temas da atualidade política, uma vez que considera que ainda não passou tempo suficiente desde que abandonou a liderança do PSD. "Eu não me esqueço daquilo que me fizeram quando fui líder do partido, com críticas permanentes. Eu não quero fazer isso a ninguém, não acho isso correto", explicou.

E esta é uma "ética" que Rio vai transportar para o canal Now. Pelo menos, durante os primeiros tempos. "À medida que o tempo avançar, obviamente, eu acabarei por, uma vez ou outra, apreciar alguns aspectos", mas sempre dentro de uma "ordem conjetural" e não um simples comentário ao que algum interveniente político disse.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.