Uma novela da SIC recebeu 1,3 milhões dos contribuintes; Nazaré outros 150 mil euros. O Somos Portugal da TVI dá a volta ao país sempre patrocinado pelo município anfitrião. E até o Governo Sombra faz presenças.
Câmaras distribuem dinheiro pelas novelas de TV e até pelo Governo Sombra
No dia 4 de outubro, a Câmara Municipal de Leiria assinou e publicou in extremis no portal dos ajustes diretos o contrato com a produtora SP televisão para a "promoção da marca Leiria", no valor de 100 mil euros. Na prática, trata-se da produção da telenovela Nazaré, da SIC, em que Leiria surge como cenário. O termo in extremis tem duas razões: a publicação do contrato, potencialmente polémico (até porque um apoio do mesmo género da Ordem dos Enfermeiros gerou controvérsia), aconteceu na última sexta-feira antes das eleições legislativas em que o ex-presidente da autarquia, Raul Castro, era cabeça de lista pelo PS.
Mas, sobretudo, a data é estranha tendo em conta que em abril já havia cortes de trânsito em Leiria para as filmagens, e porque o próprio contrato estabelece que 50% do valor deveria ser pago assim que fosse comunicado pela SP "o início da emissão da novela, previsto para setembro de 2019". Ora, a estreia ocorreu de facto a 9 de setembro, tendo sido emitidas cenas passadas em Leiria. Ou seja, o contrato é assinado estabelecendo uma espécie de pagamento retroativo.
A SÁBADO questionou, por email, o atual presidente da autarquia, Gonçalo Lopes, que assinou o contrato (o antecessor suspendeu o mandato a 26 de agosto por imperativo legal e renunciou após a eleição como deputado, no dia 6), em concreto, sobre porque é que o mesmo não foi feito antes, sendo por demais evidente que o acordo entre as partes existia - pelo menos desde abril. O autarca respondeu que "por questões de procedimentos internos e mudanças no órgão executivo [que aconteceu em final de agosto], só foi possível celebrar o contrato naquela data". Esclareceu ainda que "até à presente data não foi efetuado qualquer pagamento, uma vez que não foi recebida qualquer fatura da entidade".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.