NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A saída do Reino Unido da União Europeia está agendada para março de 2019.
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta terça-feira, no parlamento, que quer manter uma "relação facilitada" entre os portos portugueses e os portos britânicos, tendo o Governo preparado vários planos nesse sentido.
"Queremos continuar a ter uma relação facilitada entre os nossos portos e os do Reino Unido", afirmou Ana Paula Vitorino, durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
A governante indicou ainda que, relativamente às exportações, as preocupações da área governativa do mar são semelhantes às dos outros setores, existindo já vários programas para tentar minimizar o impacto para Portugal da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).
"Para apoiar as entradas e saídas temos um conjunto de planos [...] relativos à janela única logística entre portos portugueses e do Reino Unido, para não acrescentar às questões que têm a ver com taxas de importação e exportação problemas de perda de competitividade", sublinhou Ana Paula Vitorino, sem adiantar mais pormenores.
A líder do Ministério do Mar esclareceu que a principal preocupação doGoverno, no que se refere às quotas de pesca, não é a do bacalhau, mas a do verdinho, acrescentando ainda que Portugal não tem acordos diretos com a Noruega.
"Em matéria de quotas de pescas não temos negociação de acordos diretos com a Noruega, tudo é feito através da União Europeia. Não temos quota de bacalhau entre nós e a Noruega, temos uma percentagem do acordo que existir com a União Europeia. Relativamente ao Reino Unido, a nossa preocupação tem a ver com a quota do verdinho. Estamos a acompanhar muito de perto esta questão", acrescentou.
A saída do Reino Unido da União Europeia está agendada para março de 2019, três anos após o referendo que viu 52% dos britânicos a votarem a favor do 'Brexit'.
Brexit: Governo quer manter "relação facilitada" entre portos portugueses e britânicos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.